Quartas do Paulista terá "duelo dos ladrões" e "clássico das finalizações"

DE SÃO PAULO

Como era de se esperar, se há uma variável comum aos oito times que disputam as quartas de final no Paulistão 2013 é o número de gols sofridos. Todos ficam abaixo da média das equipes que disputaram o campeonato quando se analisa esse quesito.

Mas, existem dois fundamentos que também reúnem a grande maioria dos finalistas - o percentual de passes certos acima da média e a pontaria eficiente. As exceções, dentre os oito classificados, é o Botafogo no ranking de passes certos e o Corinthians no de pontaria.

O time de Ribeirão Preto toca menos a bola e erra mais ao fazê-lo, porém, apesar de ser também a equipe mais indisciplinada, é uma das que melhor finalizam. Já, o time do Parque São Jorge toca mais a bola, acerta os passes mas é a pior equipe em pontaria.

É interessante notar que essa fase do campeonato terá o duelo dos "ladrões", entre Corinthians e Ponte Preta - as duas equipes são as que mais efetuaram desarmes na primeira fase do campeonato.

Em outra partida de líderes de fundamentos, os times que mais chutaram a gol e chegaram às quartas, Palmeiras e Santos, fazem o "clássico das finalizações".

Os dados fazem parte do levantamento realizado pela equipe de Esportes do Datafolha. No total, foram analisados 117 jogos durante a primeira fase do Campeonato Paulista.