13% é utilizado para pagar dívidas por 43% dos que recebem o benefício

DE SÃO PAULO

Metade dos Brasileiros não costuma comprar presentes de Natal

Pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 12 e 15 de dezembro mostra que grande parte dos Brasileiros que recebem décimo terceiro salário destina o valor do abono para pagamento de dívidas, contas e prestações.

Esse foi o destino da primeira parcela do décimo terceiro salário de 43% dos Brasileiros que recebem o benefício e 37% afirmaram que farão o mesmo com a segunda parcela.

As maiores taxas de entrevistados que utilizaram a primeira parcela do abono para pagar as dívidas são verificadas entre os moradores de Porto Alegre (53%) e entre os mais escolarizados (49%). Já as maiores taxas de entrevistados que farão o mesmo com a segunda parcela ocorre entre os mais escolarizados (44%) e entre os moradores de Recife (42%).

A pesquisa também mostra que 21% dos entrevistados responderam que gastaram a primeira parcela do abono em alimentação e outros artigos de primeira necessidade, 11% guardaram ou fizeram alguma aplicação financeira e 6% gastaram em algo que estavam querendo, mas que não era tão necessário. Outros 19% deram outro destino do dinheiro.

Optaram por fazer alguma aplicação financeira, especialmente os entrevistados de maior renda (23%) e os moradores de Curitiba (20%).

Ainda, em relação ao que pretendem fazer com a segunda parcela do décimo terceiro salário, 21% pretendem gastar em alimentação e outros artigos de primeira necessidade, 18% pretendem fazer algum investimento financeiro e 10% acham que vão gastar em algo que querem comprar, mas que não é tão necessário no momento.

Segundo o levantamento, 54% dos Brasileiros economicamente ativos ou aposentados disseram receber o décimo terceiro salário.

Indagados se costumam comprar presentes de Natal para amigos e parentes, 49% dos Brasileiros responderam afirmativamente, sendo que os mais consumistas são os que ganham entre 10 e 20 SM (70%), os mais ricos (68%), os mais escolarizados (63%), os moradores de Florianópolis e Porto Alegre (62%, cada) e os moradores da cidade do Rio de Janeiro (61%).

Quanto à expectativa de compras de presentes de Natal nesse ano entre os que costumam comprar presentes nessa época, 57% responderam que comprarão menos em relação ao Natal do ano passado, 30% comprarão a mesma quantidade e 11% farão mais compras.

As maiores taxa dos que devem diminuir a quantidade de presentes comprados nesse ano são observados entre os moradores de Belo Horizonte e de Salvador (66%, cada).