18% das mulheres da capital gostariam de ser Fernanda Montenegro

DE SÃO PAULO

Um terço não gostaria de ser a Feiticeira

O Datafolha apresentou a 817 moradoras da cidade de São Paulo com mais de 16 anos uma lista com o nome de 15 mulheres famosas e perguntou: qual destas Brasileiras você gostaria de ser? Os resultados revelam que a mais votada, com 18% das citações, foi a atriz Fernanda Montenegro. Na sequência aparecem a atriz Vera Fischer e a prefeita Marta Suplicy (9%, cada), as apresentadoras Xuxa com 8%, Hebe Camargo com 7% e Glória Maria com 6%. Em seguida aparecem a cantora Sandy e a apresentadora Adriane Galisteu (5%, cada), a cantora Marisa Monte, a modelo Gisele Bundchen e a deputada Luiza Erundina (3%, cada), a primeira-dama Ruth Cardoso (2%), a apresentadora Luciana Gimenez e a Feiticeira (1%, cada). A dona-de-casa Maria Lucia Alckmin, esposa do governador Geraldo Alckmin, obteve menos que 1% das citações.

Outras 18% responderam que não gostariam de ser nenhuma das mulheres sugeridas na lista apresentada pelo Datafolha.

A atriz Fernanda Montenegro obtém a maior legião de simpatizantes entre as entrevistadas que possuem renda familiar acima de 20 SM (29%) e entre aquelas que possuem maior grau de escolaridade (28%).

Em relação à idade das entrevistadas observa-se que entre as mais jovens (16 a 25 anos), há empate técnico entre sete "candidatas", segundo a margem de erro da pesquisa que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos: Fernanda Montenegro tem 13% das citações, Vera Fischer e Xuxa (12%, cada), Sandy (11%), Gisele Budchen (8%), Adriane Galisteu (7%) e Marta Suplicy (6%).

Considerando-se a região da cidade onde mora a entrevistada, a atriz Fernanda Montenegro obtém as maiores taxas de citações nas zonas Central (28%) e Oeste (25%). Por outro lado, entre as entrevistadas que moram na zona Leste 2, quatro famosas empatam na primeira colocação, de acordo com a margem de erro da pesquisa: a atriz Fernanda Montenegro com 13%, Vera Fischer e Xuxa (11%, cada) e Marta Suplicy (9%). É nessa região que ocorre a maior taxa de entrevistadas que não gostariam de ser nenhuma das Brasileiras sugeridas (25%).

O Datafolha apresentou novamente a lista com os nomes das 15 famosas às entrevistadas e dessa vez perguntou: qual destas você não gostaria de ser de jeito nenhum?

Nesse condição, a mais rejeitada foi a Feiticeira com 27% e mais distante aparecem Luiza Erundina (11%), Xuxa (10%), Marta Suplicy e Hebe Camargo (7%, cada), Adriane Galisteu (6%) e Luciana Gimenez (5%). As demais "candidatas" obtiveram taxas de rejeição inferiores a cinco por cento.

As maiores taxas de entrevistadas que não gostariam de ser a Feiticeira ocorrem entre aquelas que possuem renda familiar acima de 20 SM (38%) e entre as mais escolarizadas (35%).

A mesma lista com os nomes das 15 mulheres famosas também foi apresentada a 721 homens com mais de 16 anos que moram na cidade de São Paulo e em seguida foi perguntado: qual destas você mais admira?

Nessa situação a atriz Fernanda Montenegro novamente aparece na primeira colocação com 22% das respostas. Na sequência aparecem Marta Suplicy com 12% das citações, Vera Fischer (11%), Sandy (9%), Hebe Camargo e Xuxa (7%, cada), Marisa Monte e Luiza Erundida (5%, cada), Adriane Gslisteu e Feiticeira (4%, cada), Gloria Maria (3%), Ruth Cardoso e Gisele Budchen (2%, cada) e Luciana Gimenez e Maria Lucia Alckim (1%, cada).

Os mais escolarizados (34%) e os que possuem renda familiar acima de 20 SM (36%) conferem as maiores taxas de respostas pró Fernanda Montenegro.

Entre os entrevistados mais jovens verifica-se a maior taxa de admiração para a cantora Sandy (20%), sendo que nesse segmento ocorre a menor taxa de homens que apontaram a atriz Fernanda Montenegro como a Brasileira mais admirada (11%).

Já em relação à Brasileira que os homens não tem nenhuma admiração, tomando como base a mesma lista de famosas, observa-se que há empate técnico na primeira colocação entre três candidatas: a apresentadora Xuxa com 18% das citações, Feiticeira com 14% e Luiza Erundina com 12%. Em seguida aparecem Marta Suplicy e Hebe Camargo (8%, cada), Adriana Galisteu (6%) e Luciana Gimenez (5%). As demais famosas foram citadas por menos de 5% dos entrevistados.

Estratificando-se os resultados, observa-se que as maiores taxas de rejeição são para a apresentadora Xuxa e ocorrem entre os mais escolarizados (28%) e entre os que possuem renda familiar acima de 20 SM (25%).