Diminui taxa dos paulistanos que responsabilizam prefeitura por enchentes

DE SÃO PAULO

Apesar de ser um dos principais motivos de preocupação dos paulistanos, e uma das questões que os moradores da cidade acham que a prefeita poderia ter enfrentado com maior ênfase nos três primeiros meses de governo, a maioria da população da cidade de São Paulo não considera a administração municipal a única responsável pelo problema.

As enchentes têm como principais responsáveis a população, a prefeitura, e o governo do Estado, na mesma proporção, na opinião de 59% dos paulistanos entrevistados pelo Datafolha. Para 22%, a população é a principal responsável pelas enchentes. Apenas 9% responsabilizam a prefeitura pelo problema e 6% apontam o governo estadual como o principal responsável.

Tais números contrastam com os de pesquisa realizada em março de 1999, durante o governo do então prefeito Celso Pitta. Naquela ocasião a população demonstrava menor tolerância com a administração municipal: 53% dos paulistanos responsabilizavam população e governos municipal e estadual pelas enchentes. Em segundo lugar ficava a prefeitura, responsabilizada por 21%; para 12% a população era a principal responsável pelo problema. Como hoje, 6% apontavam o governo estadual como principal responsável.

A taxa dos que acreditam que é possível acabar com as enchentes em São Paulo aumentou de 84% na pesquisa de 1999 para 88% agora.