Luizianne tem melhor desempenho no horário eleitoral

DE SÃO PAULO

A candidata do PT à prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins, que tem 14% das intenções de voto, é considerada a que tem melhor desempenho no horário eleitoral exibido pela TV, segundo os eleitores que viram sua propaganda, revela a pesquisa do Datafolha.

O desempenho de Luizianne é considerado ótimo ou bom por 64%, definido como regular por 26% e ruim ou péssimo por 7% dos eleitores que viram sua propaganda na TV. Em relação à pesquisa anterior, realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a taxa de aprovação ao desempenho da petista oscilou positivamente um ponto percentual. Por outro lado, as taxas de aprovação aos líderes da disputa eleitoral, Antonio Cambraia (PSDB), Moroni Torgan (PFL) e Inácio Arruda (PC do B), caíram.

Moroni Torgan é aprovado por 54%, taxa 11 pontos inferior à verificada no levantamento anterior. O percentual dos que consideram o pefelista regular foi de 22 para 26% e a dos que acham seu desempenho ruim ou péssimo passou de 11% para 18%.

A aprovação ao desempenho de Inácio Arruda na TV caiu de 64% para 55%, enquanto a reprovação passou de 10% para 14%. Consideram o desempenho de Arruda regular 27%, contra 24% que pensavam assim na pesquisa anterior.

A performance televisiva de Antonio Cambraia foi a que apresentou maior queda de aprovação, de 67% para 55%. O peessedebista é considerado regular por 29% (eram 24% na pesquisa anterior) e ruim ou péssimo por 15% (eram 6%).

O desempenho de Inácio Arruda na TV já foi visto por 58% dos entrevistados, taxa similar às obtidas por Moroni Torgan (57%), Antonio Cambraia e Luizianne Lins (56%, cada).

A maioria (67%) dos entrevistados que declaram intenção de votar em algum dos candidatos, votar em branco ou anular o voto, e que assistiram ao horário eleitoral, afirma que as propagandas não o fizeram mudar o voto.

Dos que dizem ter mudado após o horário eleitoral, 6% afirmam que, antes, votariam em Inácio Arruda, e 4% declaram que seu voto iria para Antonio Cambraia ou Moroni Torgan e 3% citam Luizianne Lins. Entre os que hoje votariam na petista, 11% afirmam que, antes do horário eleitoral, pretendiam votar em Inácio Arruda.

A pesquisa foi realizada no dia 23 de setembro e foram entrevistados 879 eleitores que moram na cidade de Fortaleza. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Metodologia
A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto de eleitores acima de 16 anos da cidade de Fortaleza é tomado como universo da pesquisa.

Nesse levantamento realizado em 23 de setembro de 2004, foram realizadas em Fortaleza 879 entrevistas com margem de erro máxima de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Esta pesquisa está registrada na 2ª Zona Eleitoral de Fortaleza sob o número 16/04.

São Paulo, 24 de setembro de 2004.