Cambraia, Moroni, Inácio e Luizianne são aprovados pela maioria dos eleitores que viram horário eleitoral

DE SÃO PAULO

Os três candidatos que lideram a disputa pela prefeitura de Fortaleza também empatam no que diz respeito à avaliação que os eleitores fazem de seu desempenho no horário eleitoral exibido pela TV, revela a pesquisa do Datafolha.

O desempenho de Antonio Cambraia é considerado ótimo ou bom por 67%, considerado regular por 24% e ruim ou péssimo por 6% dos eleitores que viram sua propaganda na TV. Moroni Torgan é aprovado por 65%, considerado regular por 22% e ruim ou péssimo por 11%. Inácio Arruda tem aprovação de 64%, é considerado regular por 24% e ruim ou péssimo por 10%.

Luizianne Lins também é aprovada pela maioria: 63% consideram seu desempenho na TV ótimo ou bom. Para 25% a petista tem um desempenho regular e para 8% ela tem sido ruim ou péssima.

Afirmam já ter visto o desempenho de Antonio Cambraia no horário eleitoral na TV 53% dos entrevistados. Dizem já ter visto algum programa de Moroni Torgan 52%. O programa de Inácio Arruda já foi assistido por 51% e o de Luizianne por 49%.

A maioria (74%) dos entrevistados que declaram intenção de votar em algum dos candidatos, votar em branco ou anular o voto, e que assistiram ao horário eleitoral, afirma que as propagandas não o fizeram mudar o voto.

Dos que dizem ter mudado após o horário eleitoral, 4% afirmam que, antes, votariam em Antonio Cambraia ou em Inácio Arruda, e 3% declaram que seu voto iria para Moroni Torgan.

Cerca de metade (48%) dos entrevistados considera o horário eleitoral muito importante na hora de decidir o voto para prefeito. Para 23% o horário eleitoral é um pouco importante e 28% afirmam que ele não tem qualquer importância na hora dessa decisão.

Já os debates entre candidatos são considerados muito importantes para decidir o voto por 63%. Consideram muito importante nessa hora conversar com amigos e familiares 56% e atribuem muita importância a notícias na TV, rádio, jornais e revistas 54%. Acham muito importante para decidir o voto os resultados de pesquisas eleitorais 49%.

Metodologia
A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto de eleitores acima de 16 anos da cidade de Fortaleza é tomado como universo da pesquisa.

Nesse levantamento realizado entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2004, foram realizadas em Fortaleza 881 entrevistas com margem de erro máxima de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Esta pesquisa está registrada na 2ª Zona Eleitoral de Fortaleza sob o número 12/2004.

São Paulo, 3 de setembro de 2004